segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PASSEI DOS 40... (5/12)

Parte 4/12
Início - 1/12

O primário acabou e entrei para a 5ª série, no Colégio Militar de Belo Horizonte. Idéia fabulosa do meu pai — muito depois soube que ele não teria dinheiro para pagar uma escola particular se eu não passasse no exame de admissão... Como minha mãe se matou para que eu pudesse estudar para estas provas! Ela acordava ente 3 e 4 da manhã e passava os últimos pontos comigo no dia de cada teste. Minha retribuição veio em 7 longos anos da melhor formação educacional e preparo para a vida! Cultura, respeito, moral, ufanismo, organização, e muitas outras virtudes foram presença constante naquele tempo — e ficaram registrados na minha personalidade para sempre. Ah, é claro! Não dava pra passar vexame nos vestiários: comecei a usar cuecas Zorba, e minha mãe comprou tênis e calça jeans pra mim... que alegria... eu me sentia fazendo parte do mundo!

Eu assisti as Olimpíadas de 76, em Montreal; e tive minha primeira paixão platônica pela ginasta romena Nadia Comaneci. Ganhei minha primeira bicicleta — comprada na Mesbla! Eu curti a era da discoteca desde o princípio! Só não podia usar os mesmos cortes e topetes — no CMBH era cabelo curto, máquina 1! Eu tive uma calculadora programável HP-33E... aposentei a Dismac que eu tinha ganho anos antes e que fazia pouco mais do que as 4 operações básicas — mas era uma sensação! A HP, de bateria recarregável, era um show para a época. Mas um colega apareceu com uma Texas TI-59, do irmão mais velho... e a danada, além de ter muito mais passos de programa, lia cartões magnéticos!

Vivi anos de surpresa (75), de sofrimento (76), de insegurança (77), e de auto-afirmação (78 em diante). Minha cultura aumentou muito. Meus conhecimentos sobressaíam aos de conhecidos de outros colégios! Mesmo no final do regime militar, eu cheguei a ter aulas de combate ao comunismo, disfarçadas de EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Na música eu conheci Queen, Pink Floyd, Kraftwerk, Rick Wakeman, etc. e todos os hits da época: Bee Gees, Commodores, Santa Esmeralda, Genesis e muita "disco music" na cabeça! Cantei até doer aquelas músicas dos Bee Gees, usando corretamente os "falsetes" — vantagens da mudança de voz!

Ah, como a adolescência passa rápido!

Nenhum comentário: