segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Como tudo começou

Quando conheci a Internet, eu pensei em usá-la para expor minhas idéias — mas, em 1992, eu não tinha ainda a menor idéia de como faria isso. Menos de um ano antes, em 1991, eu tinha tido uma boa experiência com a Infonet, que permitia a divulgação diária de uma coletânea de notícias a consulados, embaixadas, missões e postos do Brasil em outros países.

Entre 1995 e 1999 eu me divertia muito nas salas de bate-papo; cheguei a ter uns 30 personagens diferentes — um deles até rendeu um pequeno "site"... e me aproximou do desenvolvimento para Web, HTML, scripts, etc. — mas isso é história para outra oportunidade. O interessante é que, através daquelas 'facetas', eu conseguia mostrar um pouco de mim.

De uns tempos para cá, com a popularização dos blog's, passei a crer que é possível fazer com que as pessoas possam conhecer mais diretamente alguns dos meus pensamentos, ler minhas crônicas, e discutir minhas idéias. Dessa forma, me sinto enriquecendo meus conhecimentos, porque sei que preciso tomar cuidado para que as idéias sejam apresentadas de forma simples e fácil de ler. Assim nasceu "o blog do Mariel", um simples "Manifesto Casual".

A minha riqueza aumenta também à medida que aprendo com o que recebo — sob a forma de comentários e críticas — de outras pessoas, conhecidas ou não. E tudo isso fica exposto... 24 horas por dia, para o mundo inteiro.