sábado, 29 de dezembro de 2007

Vem aí o DVD com 1 Terabyte de capacidade!

Uma empresa israelense está se preparando para mostrar como planeja armazenar até 1 Terabyte em um único DVD, fabricado com um polímero semelhante ao que é usado nas atuais mídias, embora muito mais poderoso.


No início da década de 90 os CD's começaram a ficar mais populares e baratos, em substituição aos valorosos e heróicos discos de vinil. Surgiram formatos diferentes, mas logo foram unificados para evitar o que já havia acontecido com os videocassetes, na década anterior, entre os formatos VHS e Betamax.

Pouco depois, os DVD's tomaram o lugar das fitas magnéticas para armazenamento de filmes, com muito mais recursos e qualidade de som e imagem. Novamente, uma sopa de letrinhas (DVD, DVD-ROM, DVD+R e DVD-R, DVD-RAM, DVD+R/W, DVD+R DL, etc.) de formatos e capacidades invadiu o mercado confundindo um pouco a cabeça dos usuários finais. Agora já temos os formatos HD-DVD e Blu-ray. E existem mais outros dois: o chinês EVD e o britânico VMD!

Um grande diferencial entre esse emaranhado de letras é, dentre outros, justamente a capacidade de armazenamento de cada tipo de mídia. Um CD convencional é capaz de armazenar entre 700 e 800 MB (MegaBytes) - para fins quantitativos, considere cada MB como um pouco mais de 1 milhão de letras.

Os DVD's convencionais podem armazenar cerca de 4,7 GB (GigaBytes), onde cada GB equivale a 1024 MB; ou seja, um DVD corresponde a mais de 6 CD's! Os atuais DVD de "dupla camada" atingem os 8,5 GB de espaço — algo entre 10 e 12 CD's. Os formatos HD-DVD (DVD de alta definição) conseguem armazenar até 15 GB (ou 30 GB, em dupla camada), enquanto que os do tipo Blu-ray chegam a 25 GB (ou 50 GB, nos DL).

A israelense Mempile afirma que seus DVD's Teradisc vão alcançar 1 TB (TeraByte), melhor dizendo, um "trilhão" de bytes! Espaço suficiente para alojar quase 1500 CD's, ou mais de 250 mil fotos com altíssima qualidade, ou 40 filmes em alta definição (HD), ou ainda cerca de 115 filmes em qualidade de DVD! A questão é que somos devoradores de bytes! E, quanto mais temos, mais precisamos. Isso implica em dizer que essa relação deve cair um pouco.

Os drives de DVD com essa capacidade vão ser vendidos inicialmente por um valor que deve variar de 3 a 4 mil reais, e cada disco de, pelo menos, 700 GB deve chegar ao mercado em 2011, por cerca de 30 dólares.

Não podemos é ficar espantados com a possibilidade de, daqui a uns 5 ou 6 anos, comprar um único disco com os episódios completos de todas as temporadas de 'Friends', 'Lost', 'Desperate Housewives' e 'Heroes', em 10 idiomas, com extras e trilhas sonoras, por menos de R$ 20, num camelô da esquina...

Fonte: Computerworld
Publicado no jornal O Debate em 29/dez/2007

Nenhum comentário: