segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

TV digital brasileira, a 1ª TV com "Ginga"

Começou a funcionar oficialmente às 20h30 do dia 2 de dezembro de 2007, domingo, o sinal da TV digital no Brasil — a princípio, apenas para a Grande São Paulo. Pelo cronograma do Ministério das Comunicações, Brasília (jan/08), Belo Horizonte (mar/08) e Rio de Janeiro (mai/08) terão o sinal em meados do próximo ano; até o final de 2009 o sinal deverá estar disponível em todas as capitais e, até 2013, todos os municípios brasileiros terão TV digital. Tendo como limite o mês de dezembro de 2016, as emissoras brasileiras vão operar simultaneamente nas freqüências analógica e digital.

A transmissão foi inaugurada com a exibição de um vídeo — muito bem feito, por sinal — que mostrou a cronologia da TV brasileira, com imagens de programas de diferentes emissoras, respeitando honrosamente as características da evolução no país. Eu, que vi praticamente tudo o que mostraram (as imagens em vídeo-tape só se tornaram possíveis de uns 40 anos pra cá) em segundos, senti um misto de saudade e alegria... emocionante mesmo!

Em discurso, o presidente Lula disse que a TV digital é uma revolução na comunicação e que essa mudança não pode ser cara, mas inclusiva. Várias personalidades da TV brasileira estavam presentes, abrilhantando o grandiosismo do momento. É uma comemoração bem maior, respeitadas as proporções, do que a chegada da cor na TV, em 1972.

O sistema digital, gratuito, promete ao telespectador imagem e som muito melhores, sem os "chuviscos" e "fantasmas" e com qualidade de áudio comparável a de um CD. Com a alta definição (HDTV, ou High Definition TV) os programas terão a nitidez e o formato do cinema como se vê nos DVD's atuais — a chamada "tela larga" (16:9, em vez da habitual 4:3).

Outras vantagens para breve serão a portabilidade, a mobilidade, a interatividade e a multiprogramação. As emissoras poderão transmitir mais de um programa simultaneamente ou diferentes tomadas da mesma cena (para que o telespectador escolha a melhor), entre outros benefícios, e permitirão assistir TV em qualquer lugar do país e em qualquer tipo de dispositivo retransmissor, incluindo os celulares.

Nenhum dos aparelhos de TV de plasma ou LCD vendidos até o momento (ou a maioria deles) tem o circuito interno de recepção de sinais de TV Digital, portanto, será necessário comprar o conversor, sim. Ou seja, se você se apressou e gastou uma grana num TV de plasma ou LCD de mais de R$ 5 mil, com certeza vai ter que meter a mão no bolso de novo! Alguns fabricantes anunciaram para breve TVs de LCD ou plasma 'prontas para a TV Digital', ou seja, com o conversor integrado.

Apesar de ser baseado no modelo japonês, o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T) tem algumas mudanças particulares. Uma delas foi a opção de construir um sistema de interatividade nacional — o 'Ginga' —, desenvolvido pela PUC do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal da Paraíba, em regime de 'código aberto', sem custo de licença. Ele é o responsável pela interação em tempo real - que permitirá, entre muitas outras coisas, que se possa, por exemplo, comprar online produtos anunciados na TV, responder a testes ou votações, obter mais informações sobre determinados produtos ou programas, e muito mais. Fique de olho: os primeiros conversores a chegar no mercado ainda não têm o 'Ginga' instalado. Assim, a interação em suas possibilidades mais amplas deverá ganhar força mesmo dentro de 1 ou 2 anos.

Se você assinou uma TV por assinatura recentemente, vai mexer no bolso de novo! Os canais via cabo ou satélite já são digitais, mas não têm alta definição. A Net lançou um decodificador HD digital que evita ter que adquirir o conversor digital da TV aberta, mas a adesão ao serviço fica em torno de R$ 800! A Sky vai ter um seletor, mas ainda não apresentou solução definitiva. A TVA vai lançar o seu decodificador digital em janeiro de 2008, e ele também será pago. Quer dizer... o melhor mesmo é esperar mais um pouco para entrar de cabeça na era da TV Digital.

A única grande esperança é que os anseios do ministro das Comunicações Hélio Costa se tornem realidade: em poucos anos, o uso da TV Digital vai permitir melhorar substancialmente a qualidade do ensino por permitir transmissão de programas educativos, aulas à distância, e acesso a banda larga de graça em todo o território nacional! Só nos resta torcer e pedir a Deus que nos dê chance de desfrutar disso também.

Veja mais informações na Cartilha da TV Digital Brasileira.

Nenhum comentário: