terça-feira, 25 de dezembro de 2007

And so this is Christmas...

Passados mais de 20 anos do assassinato de John Lennon, a música "Happy Xmas (War is over)" se tornou mais um símbolo para esta época do ano. E, invarialmente, ela me remete aos meus tempos de criança — já que foi lançada em dezembro de 1972. As palavras simples, na voz do seu compositor, expressam a vontade de fazer com que as pessoas entendam que não existe razão justa para as diferenças raciais ou sociais, tampouco para a guerra. Talvez por isso — e pela morte trágica de Lennon — ela tenha se tornado um símbolo natalino moderno.

Mas há outros símbolos que nem sempre sabemos de onde vieram. Por isso, resolvi colocar aqui algumas informações a respeito dos principais elementos que compõem a liturgia do Natal:

A data: Nos relatos bíblicos não há nenhuma referência sobre a data do nascimento de Jesus porque as formas de contar o tempo, naquela época, eram confusas e sem um padrão único. Conforme alguns estudos, Jesus deve ter nascido uns 6 ou 7 anos antes da era cristã. E as primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. O Papa Júlio I decretou, em 350 DC, que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de dezembro, substituindo a adoração ao deus sol, no solstício de inverno, que havia sido proclamada pelo imperador Aureliano, em 274 DC.

O presépio: Originado do desejo de São Francisco de Assis em popularizar a cena do nascimento de Cristo, no ano 1223 DC (antes, qualquer representação era restrita aos membros do clero), usando também animais como parte do evento.

A árvore de Natal: O pinheiro conserva-se verde e firme mesmo nas situações de elevada seca ou neve. Inicialmente, era enfeitado com maçãs (representando o pecado dos homens) e velas (simbolizando Jesus, a luz do mundo); as maçãs viraram bolas coloridas, e as velas deram lugar às lâmpadas. Uma estrela na ponta do pinheiro representa a fé que deve guiar nossas vidas.

Papai Noel: A imagem do velhinho gorducho e sorridente que traz presentes às crianças na noite de Natal teve sua origem na história de São Nicolau. Nicolau foi um homem que lutou contra as tiranias de um chefe da guarda romana, chamado Marco, contra algumas crianças. Certa vez, evitou que meninas fossem tomadas como escravas jogando 3 sacos cheios de ouro pela chaminé, na noite de Natal, para que o pai delas pagasse uma dívida com Marco. Marco quis acabar com a fé cristã e mandou queimar todas as igrejas e prender os cristãos que não renegassem a fé — Nicolau foi preso. Quando o imperador Constantino se converteu e mandou libertar todos os cristãos, Nicolau havia envelhecido — tinha a barba crescida e branca e tinha as roupas vermelhas que o distinguiam como bispo. Foi elevado a condição de santo, e o nome "Santa Claus" vem das várias adaptações do nome de São Nicolau: Saint Nicklauss, Saint Klauss, Santa Clos, Santa Claus. Aqui no Brasil virou Papai Noel.

Os presentes: A idéia de trocar presentes no Natal está relacionada aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus. O grande e imerecido presente mesmo é Deus, que nos oferece em Cristo uma vida abundante e repleta de alegria. A troca de presentes entre as pessoas é uma forma de lembrar que essa oferta generosa de Deus é para todos. Feliz Natal!

Nenhum comentário: