domingo, 20 de setembro de 2009

Sons da estação

Há poucos minutos eu ouvi um som que já não se fazia presente há quase um ano... era uma cigarra em alguma árvore próxima! Fim de tarde, já escurecendo. Aquele canto repetitivo momentaneamente levou meus pensamentos lá pra longe. Olhei o calendário e me lembrei que amanhã, 21, é o dia da árvore; e daqui a dois dias a primavera se inicia.
Parece bobagem, mas a vida anda tão corrida que não prestamos mais atenção às coisas simples. Oscar Wilde escreveu que "viver é a coisa mais rara do mundo" porque "a maioria das pessoas apenas existe"! E quando paramos para dedicar nossa atenção às coisas simples da natureza, 'exercitamos' um pouco mais o ato de viver! Traz uma sensação prazerosa semelhante àquela que você sente quando ouve uma música que gosta muito, ou quando sente aquele cheiro que lhe aproxima de novo de coisas que quase se perderam na memória.
Aproveito a oportunidade para lhe fazer um convite: reserve momentos do seu dia para prestar mais atenção nas coisas simples. E procure fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundos ou minutos que você dedicar à essa contemplação não serão considerados como perda de tempo e, sim, como um ganho de vida para você. Aproveite para começar agora na primavera, e faça disso um hábito! Logo você vai perceber que vive mais quando decide desfrutar melhor dos perfumes, cores, sabores e sons da estação!

Nenhum comentário: