segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lily, don't be silly!

A cantora britânica Lily Allen se meteu a entrar na onda contra o compartilhamento de músicas na Internet e deu uma entrevista falando disso. Talvez ela estivesse apenas querendo agradar a indústria fonográfica; talvez estivesse interessada em não perder dinheiro com a redução das vendas de seus discos; ou talvez quisesse apenas agir como uma 'promissora(?) cantora britânica politicamente correta' contra a pirataria na rede!
Dançou bonito! E, de quebra, ainda ganhou um 'presente' do compositor Dan Bull: uma música na forma de 'e-mail' mostrando que ela deve deixar de ser tola e que ela também burlou a propriedade intelectual. Lily publicou em seu blog um trecho do texto que Michael Masnick havia escrito para o site TechDirt sem colocar os respectivos créditos a ele! Percebendo o enorme mico que pagou, Lily não só tirou a página do ar na semana passada como também excluiu definitivamente o seu próprio blog! Veja o vídeo com a música de Dan Bull — uma verdadeira e excepcionalmente criativa 'carta aberta' para Lily Allen.

É preciso entender que não se pode ir contra a rede mundial. É, no mínimo, ridículo pensar dessa forma. Bloquear o Youtube ou o Twitter e impedir a troca de arquivos pela Internet é coisa para quem ainda não entrou no século XXI!
Eu mesmo já descobri músícas ótimas baixando-as através da Internet! E sabe o que eu fiz? Comprei o CD! É verdade. A primeira vez foi em 1999, ainda com o Napster. Músicos 'antenados' já perceberam que a Internet é a maior forma de divulgação do trabalho deles. A rede MySpace está aí para provar isso. Eu vou lá regularmente para descobrir novidades e talentos da música mundial.
E, cá pra nós, músico tem que ganhar para mostrar o que sabe fazer, não é mesmo? Segundo a música de Milton Nascimento, 'o artista tem que ir aonde o povo está'. Então, nada de ganhar dinheiro fácil. Músico tem que ganhar dinheiro fazendo show e mostrando que sabe cantar; não apenas enchendo os bolsos com o lucro da venda de CD's caros, que foram mixados em estúdio com programas que colocam efeitos diversos e corrigem a desafinação e a falta de talento de alguns.

Nenhum comentário: