quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Internet virou uma "coroa enxuta"

Hoje, dia 2/set/2009, a Internet completa, formalmente, 40 anos de idade! Sim, foi neste dia, em 1969, que dois computadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, trocaram dados entre si num teste da antiga rede ARPANet. Não existia ainda muita noção do que aquilo representaria no futuro, mas foi a 1ª experiência real de conexão entre equipamentos distintos. Muita coisa mudou no mundo até que a Internet se tornasse parte das nossas vidas. Tecnicamente, dá pra destacar alguns momentos e nomes importantes:
1974 - Vint Cerf e Bob Kahn desenvolveram o protocolo TCP (Transfer Control Protocol) que permitia a comunicação entre redes de diferentes tipos, portes e lugares. A adoção do IP (Internet Protocol), em 1983, consolidou a forma de comunicação que conhecemos e usamos hoje (TCP/IP).
1988 - Sim, o Morris, foi a 1ª praga virtual que circulou pela rede e prejudicou milhares de equipamentos — o "espírito de porco" virtual é tão antigo quanto a popularização da própria rede!
1989 - A America Online (AOL) foi criada para conectar computadores da Apple e abocanhou quase 30 milhões de americanos até o início deste século.
1990 - Tim Berners-Lee (considerado "pai da Internet" - ou um deles) criou a WWW (World Wide Web) que refletia o princípio da "teia" mundial de interligação dos computadores.
1993/4 - Marc Andreessen e seus colegas criam o Mosaic, o primeiro navegador de Internet com facilidade de mostrar textos e gráficos na mesma página. O Mosaic foi a base do Netscape. Com a evolução do Internet Explorer, da Microsoft, o grupo Mozilla, que cuidava da manutenção do Netscape, respondeu com o Firefox — para mim, que sou da área técnica, Netscape e Firefox sempre deixaram o IE no chinelo!
1995 - Nasce a Amazon.com — começa a popularização das vendas pela Internet.
1998 - Um projeto iniciado na Universidade de Stanford (EUA) toma corpo e se transforma em mais um fenômeno da rede: o Google.
1989 - Shawn Fanning cria um meio simples de compartilhar arquivos na rede através do seu Napster. A troca de músicas em formato .MP3 explodiu e rendeu uma polêmica de quebra de direitos autorais que vai durar por muito tempo ainda.
2000 - Acontece a "bolha" da Internet, às vésperas do século XXI. Empresas nascem e crescem do dia para a noite; da mesma forma, muitas desaparecem.
2003 - Marck Zuckerberg cria o Facebook. Pouco depois, em 2004, o turco Orkut Büyükkokten lança o seu Orkut. Nascem as "redes sociais".
2005 - Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, funcionários do PayPal, criam o YouTube, que também dispensa maiores apresentações.
2006 - A população usuária da Internet do mundo ultrapassa 1 bilhão de pessoas. O Google começa a ameaçar a supremacia da Microsoft como a maior empresa de informática do mundo.
2007 - O iPhone da Apple conecta milhões de pessoas através da Internet sem fio.
2008 - A WEB 2.0 começa a sua difusão; computação em nuvem, automação de escritórios sem programas instalados, comunicação sem fio (wireless), netbooks feitos para trabalhos simples com acesso à rede, explosão de blogs, e acesso de um número cada vez maior de pessoas.
2009 - A "bola da vez" é o Twitter! A comunicação direta, via microblogs vem invadindo o mundo e conectando os mais "antenados" com a rede mundial.
Esse aí em cima é o Len Kleinrock, um dos pioneiros da internet, fazendo pose ao mexer no Interface Message Processor; jamais ele imaginou que aquela experiência insípida se tornaria nessa "coroa enxuta" de 40 anos, que ainda parece ter disposição para nos trazer muitos benefícios.
Fonte: Associated Press

Nenhum comentário: