sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Campanha Antifumo

Começou hoje, 7 de agosto, à zero hora, a proibição de fumar em locais fechados em São Paulo. Não podem mais existir os "fumódromos" e, nas calçadas de bares e restaurantes, só será permitido fumar se o ambiente for totalmente aberto (se tiver um toldo, já não é mais "aberto"). Cuidado: praça de alimentação e áreas de circulação interna dos shoppings também são considerados lugares cobertos!
Dentro de táxis e ônibus (em muitas cidades já é proibido fumar há muito tempo), mesmo com as janelas abertas, também não é mais permitido fumar. Saguões de entrada de hotéis e restaurantes, corredores de acesso a áreas externas e tudo o mais que for fechado tornou-se local proibido para fumo.
Por que essa "perseguição" aos fumantes? Na verdade, NÃO É UMA PERSEGUIÇÃO! Ninguém fica proibido de fumar... O cigarro tem mais de 4700 substâncias tóxicas ao corpo humano — cada um fuma se quiser! O que não pode mais é "obrigar" quem está perto a fumar "passivamente".
A maior dificuldade é que o multado não é o fumante! É o estabelecimento é quem se torna responsável se a lei for infringida! Nem adianta apagar o cigarro na hora da fiscalização, porque serão avaliados vários fatores: fumaça pouco dispersa, presença de cinzeiros, "bitucas" de cigarro, etc.
Portanto, se você é fumante, cuide-se! Porque, se você ainda não aprendeu a cuidar da sua própria saúde, a lei vai lhe obrigar a respeitar a nossa... dos que não fumam (e não querem fumar)!
Para descontrair um pouco e tirar o clima sério da proibição, veja o novo vídeo tema da campanha antifumo: "Vira & Mexe - Me arde o ôi"


Nenhum comentário: