segunda-feira, 20 de julho de 2009

40 anos da chegada à Lua

Precisamente hoje, 20 de julho de 2009, faz 40 anos que o módulo tripulado da Apolo 11 pousou na Lua. O comandante da missão, Neil Armstrong (à esquerda, na foto), foi o primeiro homem a pisar o solo lunar. Edwin Aldrin (á direita) o acompanhou na caminhada na Lua, e Michael Collins (ao centro) ficou no comando do módulo Columbia, a 100 km da superfície, e não desceu.
Muita gente (perto de 10% da população mundial) não acredita que isso tenha realmente acontecido — a tal da "Teoria da Conspiração Lunar" demonstra que tudo não passou de uma encenação para que os Estados Unidos se considerassem superiores à União Soviética, hoje extinta.
A Nasa, por um "desleixo", permitiu que as 45 fitas originais da viagem fossem regravadas! Isso mesmo... apagaram o material existente porque, segundo alguém que não revelam o nome, tudo o que era necessário já tinha sido "anotado"! Todas as imagens que vemos por aí são meras cópias. Como quase tudo era ao vivo naquela época, e poucas pessoas tinham TV, o conceito de importância que damos hoje aos vídeos não existia. Apesar de estar começando a me entender por gente, confesso que foi a coisa mais impressionante que vi numa TV preto e branco, ao lado de meu pai, embasbacado e custando a acreditar no que via.
De qualquer forma, real ou não, o episódio se transformou num marco para a história e foi — citando Armstrong — "um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade".

Nenhum comentário: