quinta-feira, 16 de julho de 2009

Twitter? O que é isso?

"O Twitter é um megafone virtual coletivo! Às vezes, é você quem fala mais alto; noutras vezes, é o resto do mundo."Muitas pessoas já ouviram falar do Twitter mas nem têm ideia do que seja ou para que serve. Elaborei aqui um pequeno texto com a pretensão de eliminar as primeiras dúvidas e mostrar como essa nova ferramenta pode ser usada de maneira útil.

De onde surgiu?
O Twitter foi criado para ser um "microblog", ou seja, um meio de fazer com que as pessoas pudessem ter acesso a informações de modo rápido e objetivo. Os pássaros se comunicam com gorjeios rápidos, uns com os outros — "twitter" é gorjear, em inglês — e, pensando nisso, foi criado esse meio de troca de mensagens. Uma das bases do serviço também é o envio de mensagens por celular (SMS) que possui uma limitação de 160 caracteres, em geral; como em alguns casos esse limite é menor, o tamanho máximo das mensagens no Twitter é de 140 caracteres.

Para que serve o Twitter?
Espelhado no conceito de "microblog", a primeira pergunta é "o que você está fazendo agora?". Se você levar isso em consideração (como muitos fazem), vai usar um serviço de forma pouco interessante. Uns dizem que estão viajando, ou que vão almoçar ou fumar; alguns decidem até dizer quando vão ao banheiro! O Twitter pode ser muito mais que isso. Com a facilidade de se colocar disponível informações para milhares de pessoas, instantaneamente, você pode usar o Twitter para dar notícias em 1ª mão, divulgar lançamento de produtos ou serviços, fazer promoções especiais, mandar mensagens importantes a grupos de pessoas e, até mesmo, colocar textos engraçados.

Como funciona?
Você se registra no Twitter (http://twitter.com) — cria uma conta (login) e monta o seu perfil (dados pessoais, foto, estilo visual, etc.). Aí você começa a escolher pessoas a quem vai seguir. Esse é o funcionamento básico do Twitter: alguém coloca um "twit" e, imediatamente, todos os seguidores recebem aquela informação.... Tá, mas... e daí?

Quem vou seguir? E quem vai me seguir?
Normalmente, as pessoas escolhem amigos e parentes que já estejam cadastrados, celebridades ou empresas conhecidas. Aos poucos, vendo a página de outro usuário, você pode encontrar novos usuários que queira seguir. À medida que você também coloca conteúdo interessante nos seus "twits", outras pessoas podem se tornar os seus seguidores — e, então, vão receber tudo o que você "twittar". Cria-se, então, uma imensa rede de comunicação integrada e instantânea! Existem catálogos divididos por temas (http://wefollow.com/top) indicando os mais populares — temas são precedidos de "#"; por exemplo, #news, #celebrity, #cinema, #radio, etc.

E onde está a graça?
O legal do Twitter é que você passa a ter acesso direto a empresas e pessoas no mundo todo! Aquele galã, aquela cantora famosa, um jornalista conceituado, um programa de TV, tudo — absolutamente tudo — fica ao alcance de um clique no botão [follow] — usado para você seguir alguém. Como dito antes, você tem acesso a notícias, dicas e informações diversas muito mais rapidamente que eu qualquer outro meio. E acaba descobrindo pontos comuns entre você e as pessoas que lhe seguem ou que você está seguindo. A página do Twitter tem um vídeo que explica isso, com legendas em português — veja-o com atenção.

Como fazer para ler e enviar os "twits"?
O Twitter pode ser usado no computador de mesa, no notebook, no celular, num smartphone ou em outros dispositivos que permitam o acesso a Internet. Ou você acessa a página do Twitter, com o seu login, ou você usa um dos inúmeros suplementos para o seu navegador de internet (IE, Firefox, Chrome, etc.) que lhe avisam, na hora, cada mensagem que você recebe (por exemplo: Tweetie, EchoFon, TwitterFeed, Twibble, etc.); este mesmo suplemento também permite que você envie suas mensagens.

E o que tem mais?
Se você viu um "twit" de alguém e achou interessante, pode reenviá-lo com um RT (ReTwit); todos os seus seguidores ("FLWrs") também recebem a mesma informação. Se quiser enviar um mensagem especificamente para uma pessoa — mas precisa ser alguém que esteja seguindo você — basta mandar um DM (Direct Message) colocando antes da mensagem o nome de usuário da pessoa, sempre precedido de "@" (arrôba). O nome de usuário é o que você define quando se registra no Twitter e é único — à direita de cada perfil você também encontra ícones que permitem estas ações. O "twit" vai direto para a pessoa informada, mas continua disponível na página de quem "twittou" e de quem foi "twittado". A propósito, cuidado! Tudo no Twitter é muito público — nunca use termos grosseiros nem nada que possa ofender a alguém!

Ainda há os "TT" (Trending Topics) que ficam à direita da sua página no Twitter. Eles indicam os assuntos mais comentados no momento — a lista é atualizada a cada atualização da página e pode mostrar palavras-chave precedidas de "#". Se clicar num dos itens dessa lista você vai ver os "twits" mais recentes que contêm a referida palavra ou tema. Você pode "engordar" a lista escrevendo no seu "twit" uma palavra (precedida ou não de "#"); automaticamente ela vai para a lista e, se for muitíssimo popular, certamente vai figurar entre os primeiros TT's.

Existe um número vertiginosamente crescente de ferramentas sendo criadas para complementar as funcionalidades do Twitter. Basta ficar atento ou procurar em um mecanismo de busca para se informar melhor; há também jogos, enquetes e muitas coisas interessantes para fazer de você um "twitteiro" de respeito!

Você pode bloquear alguém que considere indesejado, pode escolher seguir ("follow") ou não seguir ("unfollow") quem você quiser, na hora que quiser — alguns usuários restrigem, na definição do perfil, a adesão de seguidores (que ficam submetidos a aprovação) —, pode colocar fotos (Twitpic), pode inserir endereços de internet (URL's) — que são comprimidos usando um serviço especial (bit.ly ou migre.me) —, e pode fazer muito mais coisas com as ferramentas que estão sendo lançadas para integração com Twitter.

Últimos lembretes: Acostume-se com os termos e abreviações, comuns no Twitter. Tome cuidado com perfis falsos de celebridades; de qualquer forma, você vai ver que é muito fácil conversar diretamente com seus ídolos, pessoas famosas ou influentes — boa parte está realmente usando o Twitter! Deixe de seguir ("unfollow") pessoas que mandam muitos "twits" sem sentido, repetitivos ou desinteressantes a você; o objetivo do Twitter é manter uma comunicação direta e limpa com pessoas do mundo inteiro! Portanto, faça bom uso e "twit" à vontade...

Um comentário:

Heber disse...

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito bom, show!